Terça, 12 de novembro de 2019
 
10/09/2019 21:03:02
Audiência pública para discutir saneamento básico
Aconteceu na manhã do dia 08 de setembro no Plenario da Câmara Municipal de Uruaçu a Audiência pública para discutir saneamento básico... Saiba Mais Clicando Aqui...
Lazáro Gomes / Asscom
Lazáro Gomes / Asscom
 
O PMSB - Plano Municipal de Saneamento Básico de Uruaçu foi o tema de uma Audiência Pública promovida pela Prefeitura de Uruaçu através da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo na manhã de sexta-feira (8), no Plenário da Câmara Municipal. O evento teve como principal finalidade tratar da elaboração do PMSB que passou a ser uma obrigatoriedade das prefeituras a partir da publicação da Lei n.º 11.445/2007 que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico, que altera várias leis e dá outras providências.
O Saneamento Básico foi definido pela Lei como o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais relativos aos processos de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. Neste sentido, o PMSB deve abranger essas quatro áreas, relacionadas entre si. O documento, instrumento estratégico de planejamento e de gestão participativa, foi elaborado pelos técnicos da Prefeitura de Uruaçu, aprovado em audiência pública e deverá agora ser encaminhado à Câmara Municipal para apreciação dos vereadores.
A audiência foi mediada pelo Gestor Ambiental e Especialista em Saneamento Ambiental, Hainer Arruda. Durante o debate, o secretário municipal de Meio Ambiente e Turismo, Rogério Pacheco destacou que a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Uruaçu só foi possível graças ao empenho de toda a equipe da prefeitura, bem como as ações de pesquisa e planejamento realizados em parceria com os setores de Educação, Saúde e a população que participou ativamente do processo. Rogério agradeceu a todos os colaboradores.
O promotor de Justiça de Uruaçu Afonso Antônio Gonçalves Filho demonstrou satisfação ao participar da audiência. Ele acredita que o Plano de Saneamento Básico deverá contribuir e muito com a melhoria da qualidade de vida da população uruaçuense e ao encerrar sua fala também direcionou elogios à comunidade pela interação com os órgãos públicos na elaboração do projeto.
A superintendente da Funasa - Fundação Nacional da Saúde, Márcia Freire parabenizou o prefeito Valmir pelo engajamento da sua equipe neste processo e ressaltou que o prefeito lutou para garantir a implantação do PMSB. Márcia agradeceu a receptividade que tem sido constante em suas visitas a Uruaçu e explicou detalhes sobre a importância dos investimentos realizados no setor de Saneamento Básico.
Valmir Pedro agradeceu a presença e participação de todos e atribuiu à sua equipe de governo o sucesso de sua administração. Segundo ele, os servidores trabalham com amor e dedicação, são muito esforçados e fazem tudo que é possível para garantir os melhores serviços à população. Valmir disse que o PMSB facilitará a captação de recursos essenciais à melhoria do sistema de Saneamento Básico. Ele explicou ainda que atualmente cerca de 60% da área urbana são atendidos pela coleta de esgoto, porém o propósito da atual administração é atingir 100%. "Toda a nossa cidade já é atendida com o sistema de água tratada. A implantação do PMSB permitirá o acompanhamento da expansão urbana e melhorias importantes nesses serviços", explicou o prefeito.
Valmir Pedro disse ainda que a prefeitura tem um projeto que prevê a recuperação da área degradada pelo lixão e anunciou que o município deverá adquirir uma área de 10 mil metros quadrados, onde será construído um Centro de Triagem e criada uma cooperativa que ficará responsável pela separação dos materiais que poderão ser reaproveitados. A cooperativa deverá receber uma máquina no valor de R$ 800 mil, a qual ajudará no processo de triagem.
 
Notícias relacionadas
04/11  |  Aconteceu neste dia 01 de Novembro às 8 horas O evento dos Parceiros Mobilizadores PVE - Protagonismo Juvenil. Veja mais Clicando aqui!
10/09  |  Audiência pública para discutir saneamento básico
11/08  |  FELIZ DIA DOS PAIS!
11/08  |  Inauguração da TV Record Goiás na cidade de Uruaçu-Go
25/06  |  Sessão Ordinária na Câmara
 
 
 
Todos os direitos reservados.  Avenida Araguaia, Qd. 08, lotes 31 e 33 - Centro, Uruaçu - GO - Cep 76400-000
Tel. +55 (62) 3357-2659 / ouvidoria@camaramuruacu.go.gov.br