Segunda, 16 de outubro de 2017
Última atualização: 02.10.2017
 
O município
 
   Município de Uruaçu (antiga Santa’Ana do Machambombo) teve origem das divergências políticas dos Fernandes de Carvalho na antiga São José do Tocantins ( Niquelândia). No ano de 1910, após adquirir por compra a fazenda Passa Três ou Machambombo, no mesmo município, ali se fixou em caráter permanente, dando início a fundação de uma nova comunidade.

  Através da Lei nº 1 de 04 de janeiro de 1924, sancionada pelo Intendente Municipal de Pilar de Goiás, Coronel Adelino Venâncio Xavier, o povoado foi elevado à Distrito. A Lei nº 2 de 05 de janeiro do mesmo ano, estabeleceu os limites territoriais do Distrito de Sant’Ana, município de Pilar de Goiás. Em 4 de julho de 1931, através do Decreto Lei nº 1.204, o Interventor Federal neste Estado, Dr. Pedro Ludovico Teixeira sancionou o desmembramento do Município de Pilar de Goiás, os distrito de Sant’Ana, Amaro Leite e Descoberto, passaram a ser municípios independentes, com sede em Sant’Ana que foi elevado a Vila.
  Em 1943, o governo ditatorial de Getulio Vargas, decidiu por intermédio do IBGE, eliminar a multiplicidade com o mesmo topônimo. Em razão disso, Goiás teve renovado o nome de quase todas e a nossa Sant’Ana foi batizada com a designação tupi de Uruaçu. Isso por força do Decreto Lei nº 8305 de 31 de dezembro de 1943. Uruaçu em tupiguarani significa Pássaro Grande.

  Localizada na região norte do Estado, tem como um dos seus atrativos o Lago da Usina de Serra da Mesa, com seus 1.784 KM2 de área inundável.   O município de Uruaçu tem o privilegio de ser a única cidade que tem o seu perímetro urbano banhado pelo reservatório de Serra da Mesa, bem como, o oferecimento de um espetáculo de rara beleza pelas ilhas e praias formadas.

  No cenário da orla na área municipal de lazer, na sua praia artificial será buscado o fortalecimento e massificação das atividades culturais, esportivas e de lazer, conjugada com o processo para o desenvolvimento do turismo e melhoria da qualidade de vida.

  Uruaçu esta procurando diferenciar-se criando um produto turístico próprio, especialmente os turismos de lazer, náutico, pesca, ecológico e o de negócio. Uruaçu com seu litoral de água doce atrai um número cada vez maior de visitantes em certas épocas do ano.

  A cidade conta com uma área territorial de 2.149, 7 quilômetros quadrados e uma população estimada em 34 mil habitantes (IBGE), sendo que, 86% vive na zona urbana. A zona rural é considerada como cultura fraca, fator que não impede o crescimento da cidade, pois, é geograficamente bem localizada e os municípios de Niquelândia, Campinorte, Santa Terezinha de Goiás, Campos Verdes, Crixás e São Luiz do Norte, proporcionam uma sustentação comercial muito importante. O nível escolar é de altíssima qualidade. Neste aspecto deve-se ressaltar a Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade Unitins/Educon, UVA - Universidade Vale do Acaraú e Fasem - Fauldade Serra da Mesa, com os cursos de Gestão Pública, Ciências Contábeis, História, Letras, Geografia e Pedagogia; UVA - Universidade Vale do Acaraú com os seguintes cursos: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Química e Formação de Professores para as Séries Iniciais; Seminário Maior São José, sede de Diocese (Igreja Católica); A distrital da Igreja Adventista do Sétimo Dia, com uma escola de ensino fundamental e responsável pela realização de um congresso anual (mês de julho) na fazenda Riachão (18 km de Uruaçu), Colégio Nossa Senhora Aparecida, Pirâmides do Saber, Lápis de Cor, 13 escolas estaduais e 07 municipais.

  A economia baseia-se na qualidade das empresas comerciais e industriais estabelecidas (supermercados, revendedoras de veículos, motos e produtos náuticos, montadora de bicicletas, fábricas de terços, produtos religiosos e artesanatos, industrialização e empacotamento de leite em pó e beneficiamento dos seus derivados, hotelaria e o potencial turístico criado após a formação do lago de Serra da Mesa).
 
 
 

 
 
 
Todos os direitos reservados.  Avenida Araguaia, Qd. 08, lotes 31 e 33 - Centro, Uruaçu - GO - Cep 76400-000
Tel. +55 (62) 3357-2659 / ouvidoria@camaramuruacu.go.gov.br