Terça, 11 de dezembro de 2018
Última atualização: 04.12.2018
 
26/01/2017 00:58:11
Vereadores participam de lançamento do Programa “Vitaminando a Educação”
Lázaro Gomes/Ascom.
Lázaro Gomes/Ascom.
 
Idealizado pelo prefeito Valmir Pedro e coordenado pela Professora Claudinea Braz Theodoro - Secretária Municipal de Educação, o programa “Vitaminando a Educação – Criança Alimentada, Aprendizagem Alcançada”, foi lançado pelo prefeito Valmir Pedro, na manhã de quarta-feira, vinte e cinco de janeiro.
Com o intuito de alimentar as crianças e jovens que estudam na zona urbana e moram na zona rural do município, o projeto oferece três refeições balanceadas no período das aulas. O Programa abrange 280 crianças das redes municipal e estadual de ensino, que foram distribuídas em 4 unidades: as escolas – polo. Durante os 4 anos de mandato será investido R$ 500 mil. O cardápio tem acompanhamento nutricional, é diversificado e rico em nutrientes. As opções vão desde o suco com bolo até uma completa galinhada
O evento aconteceu na quadra poliesportiva, da Escola Municipal Oscar Barroso de Souza e contou com as presenças da própria Secretária de Educação, da primeira-dama Anne Ligia, da atual Subsecretária Regional de Educação do Estado – Divina Rosenilde Alves (Profª. Nilde), dos vereadores: Antônio de Sousa Reis (Taroba-PROS) – vice-presidente da Câmara Municipal, no ato, representou o presidente; Maria das Neves Laurindo da Silva (PSB); Rony Piettro (PMB); Divino Ferreira Maia (PDT); Maria Abadia Martins da Costa (Bia-PSDB); Wagner Abadio da Costa (Wagner do Cais-PTB); José Henrique F. de Carvalho (PPS); Wanildo Freitas Carvalho (PSDB); Joeli Gomes da Silva (Joeli do Salão) e Raimundo Ferreira(PROS).
Claudinea Braz Theodoro: Em primeiro lugar quero agradecer a Deus que tem nos sustentado e especialmente tem sido nosso guia e norteador de todas as nossas ações. A Ele toda honra e glória!
Hoje é um dia muito especial para todos nós não só da Secretaria Municipal da Educação, mas também a Secretaria do Turismo na pessoa do Rogério Pacheco e sua equipe, ao Michel Michel Mindlin, secretário do Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Transito na pessoa de José Roberto Tavares, visto que estamos hoje consumando um trabalho realizado por mais de 3 meses por muitas mãos .
No final do mês de outubro recebemos das mãos do Prefeito Valmir Pedro a tarefa de organizar para que no primeiro dia letivo de 2017 todos os nossos alunos da Zona Rural recebessem uma alimentação diferenciada com acompanhamento nutricional no sentido de que esses pudessem ter um melhor rendimento escolar e consequentemente uma melhor qualidade de vida.
Foi então que iniciamos as nossas pesquisas e passamos então a entender um pouco mais a vida destes nossos alunos, que numa grande maioria saem de suas casas as 4:30 horas da manhã e só chegam em seus lares por volta as 14 horas.
Depois de muitas conversas com as professoras Joelma Oliveira e Dania Wobetto a quem quero de público agradecer pois foram fundamentais e não mediram esforços tanto no planejar quanto do realizar.
Passamos então a idealizar a Escola Polo Rural no intuito de possibilitar a concentração desses alunos em 2 unidades do Município e 2 do estado. Diminuindo assim também a rota urbana.
Foi então que no dia 26 de novembro de 2016 reunimos na Câmara Municipal de Vereadores para apresentar a proposta para os pais e responsáveis por esses educandos. Esse dia se tornou histórico pois reunimos 96 pais de alunos da Zona Rural que não só nos ouviram proposta da implantação da Escola Polo Rural como também deram sugestões e nos agradeceram pela iniciativa e nos mostraram em seus depoimentos o quanto estávamos no caminho certo.
Passamos então a analisar quais seriam as Unidades Escolares com possibilidade de atender esse nosso público e ficam então definidas para o atendimento dos alunos da Educação Infantil ao 4º ano a Escola Municipal Oscar Barroso de Souza e para 5º ao 9º anos a Escola Municipal Pastor Johatan Moreira Guimarães e da Rede Estadual ficam definidas as escolas Polivalente e Alfredo Nasser.
Passamos então para o momento crucial que foi a medição e aferição (GPS) das rotas do transporte escolar e o preenchimento de fichas de alunos da zona Rural, pois a partir dessa visita in loco pudemos conhecer de fato a realidade dessa nossa clientela tão especial.
Quero agradecer a Professora Filomena Isabel que esteve frente a esta árdua tarefa, bem como o Secretário do Turismo Rogério Pacheco que transformou a medição e aferição das rotas e agradecer aos motoristas da Educação e da Cootrur que tanto colaboraram nessa ação.
Em paralelo duas equipes trabalhavam para garantia do sucesso desse programa: As responsáveis pela Merenda: Mariana Fernandes, Leorenes e a Nutricionista Luana Paula elaborando cardápios balanceados e a Equipe Pedagógica sob a coordenação da Professora Marli Regis e da Professora Elenice Pelegrini preparando o apoio pedagógico paralelo necessário para que o Programa: Vitaminando a Educação: Criança alimentada aprendizagem alcançada, tenha todos os seu objetivos alcançados num curso espaço de tempo.
Apresentar esse projeto para comunidade é para nós celebrar uma grande vitória onde um olhar humano e uma ação conjunta poderá garantir uma melhor aprendizagem a um grupo de mais de 300 alunos através do Programa: Vitaminando a Educação.

Afirmo que “Os resultados positivos da educação, como de qualquer outro setor, não é responsabilidade de poucos, mas sim, é responsabilidade de todos. Sendo assim, acredito firmemente que juntos realizaremos um grande trabalho em busca de importantes resultados para o melhoramento da educação e consequentemente o desenvolvimento de Uruaçu”.
 
Notícias relacionadas
04/12  |  TAROBA FOI ELEITO PRESIDENTE
04/12  |  Câmara devolve R$ 100.000,00 ao Executivo
18/09  |  Vereadores rende homenagem às atletas do Futsal de Uruaçu
06/09  |  Vereadores participam do Fórum de Desenvolvimento Municipal de Uruaçu
06/09  |  Homenagem merecida
 
 
 
Todos os direitos reservados.  Avenida Araguaia, Qd. 08, lotes 31 e 33 - Centro, Uruaçu - GO - Cep 76400-000
Tel. +55 (62) 3357-2659 / ouvidoria@camaramuruacu.go.gov.br