Terça, 23 de outubro de 2018
Última atualização: 18.09.2018
 
02/08/2018 19:34:37
Vereadores participam do Fórum de Desenvolvimento Municipal de Uruaçu
Lázaro Gomes/ Ascom
Lázaro Gomes/ Ascom
 
Os vereadores Professor Gigi, Rone Pyettro e Zé Henrique, participaram do Fórum Municipal de Desenvolvimento, promovido pela prefeitura de Uruaçu e o Sebrae realizam nesta quarta-feira e quinta (1 e 2), o. As reuniões aconteceram no Núcleo Tecnológico Estadual (NTE) – no Bairro Jk.
O objetivo do Fórum, segundo os participantes, é mostrar ao gestor público municipal como estabelecer estratégias de desenvolvimento sustentável, implantando ações de médio e longo prazo numa abordagem de políticas públicas integradas. Neste contexto o planejamento como ferramenta de gestão torna-se indispensável para tomada de decisões estratégicas. Considerando os diferentes aspectos sociais, econômicos e ambientais do município, o desenvolvimento sustentável tem como princípio, em suma, a integração entre desenvolvimento humano, ambiental e financeiro seguindo regras e acordos firmados internacionalmente, visando um futuro melhor para todos.

Fórum de Lideranças para o Plano de Desenvolvimento Municipal é um produto criado pelo Sebrae-GO, tendo como finalidade estabelecer uma relação de apoio às administrações municipais, cujos principais propósitos são: Promover maior Integração das Lideranças Locais; Institucionalizar o Fórum de Lideranças; e Produzir um Plano de Ação Factível e Relevante entre as ações do SEBRAE no município.

Um bom ambiente de negócios é fator fundamental para o desenvolvimento das MPE’s – Micro e Pequenas Empresas e neste sentido visando a fomentação da economia, o SEBRA-GO oferece para os empreendedores uma oportunidade de crescimento. O Fórum de Lideranças Municipais é uma ferramenta de alta importância onde foi aberto o amplo debate sobre as melhorias nos seguintes setores:
Ambiente Empresarial: clima de negócios que favoreça a criação de novos empreendimentos formais e a sobrevivência e expansão das empresas instaladas.
Ambiente do Mercado Consumidor: dinâmica de geração de emprego e renda que define a dimensão do mercado consumidor local e impacta favoravelmente na expansão das MPE municipais.
Ambiente Institucional: condições do entorno municipal que criam as condições básicas de um ambiente institucional favorável ao desenvolvimento e a competitividade das MPE.
EIXOS CENTRAIS E TEMAS PROPOSTOS

Os eixos centrais e temas propostos no Plano de Desenvolvimento Municipal São:

Fatores Econômicos: ambiente Legal, Empreendedorismo Urbano e Rural, Inovação, Matriz Energética, Modal de Transportes, Turismo, e Cultura - Economia Criativa.

Fatores Sociais: educação, Saúde, Segurança, Esporte, Habitação, Emprego e Renda e Mobilidade e Acessibilidade Urbana.

Fatores Ambientais: aspectos Hidrográficos, Plano Diretor, Zoneamento Urbano, Uso do Solo, Saneamento básico e Unidade de Conservação Ambiental.

ETAPAS DO FÓRUM DE LIDERANÇAS

Sobre as etapas que foram desenvolvidas no Fórum de liderança:
1ª Etapa - Identificação e Sensibilização das Lideranças e Logística do Encontro de Líderes.
2ª Etapa - Levantamento de Informações Socioeconômicas do Município.
3ª Etapa - Encontro de Líderes para Construção do Plano de Ação.
4ª Etapa - Monitoramento do Plano de Ação.

MONITORAMENTO DA EXECUÇÃO DO PLANO DE AÇÃO

O monitoramento de execução do Plano de Ação é atribuição do Coordenador Executivo do Fórum e do Agente de Desenvolvimento, ambos designados pelo Poder Executivo Municipal. A participação do SEBRAE continua sendo de apoio, participando das reuniões ordinárias do Fórum e, sempre que viável, atuando em parcerias compatíveis com seu portfólio de produtos e serviços.

Segundo o vereador Gilmar Geraldo (Professor Gigi), que falou em nome da Câmara Municipal, o Fórum é de grande importância e serviu para troca de informações que proporcionou oportunidade de traçar algumas metas e planejamento para os próximos 3 anos, ou – seja, até 2020 e até lá, terão reencontros trimestrais.
 
Notícias relacionadas
18/09  |  Câmara devolve R$ 100.000,00 ao Executivo
18/09  |  Vereadores rende homenagem às atletas do Futsal de Uruaçu
06/09  |  Vereadores participam do Fórum de Desenvolvimento Municipal de Uruaçu
06/09  |  Homenagem merecida
25/04  |  MOÇÃO DE APLAUSO E CONGRATULAÇÕES
 
 
 
Todos os direitos reservados.  Avenida Araguaia, Qd. 08, lotes 31 e 33 - Centro, Uruaçu - GO - Cep 76400-000
Tel. +55 (62) 3357-2659 / ouvidoria@camaramuruacu.go.gov.br